Páginas

22.3.12

Dia Mundial da Água


Hoje é o dia que a ONU,em 22 de março de 1992, divulgou um documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”, que representa uma série de medidas, sugestões e análises sobre as questões da água em nosso planeta e, principalmente, sua preservação.

Desde então, o dia 22 de março passa a ser um símbolo para a discussão sobre os diversos temas relacionados ao nosso valioso e vital bem mais que natural: a água.

Foz do Iguaçu - Um local rodeado de muita água e natureza

Quando pensamos que rios e mares estão cada vez mais poluídos, sem leis e atitudes que busquem a preservação da água, é importante salientar que menos de 1% do total de água em nosso planeta é potável e própria para o consumo.

A cada ano um tema relacionado a questão da água é escolhido, esse ano é “Água e Segurança Alimentar” , em maiores detalhes é apreender novas técnicas e tecnologias que assegurem o acesso a alimentos nutritivos ,  uma melhoria na linha de produção e plantio,ou seja, processos permeados por uso menos agressivo da água.


Isso também passa pela nossa conscientização diária em adotar práticas que reduzam o  desperdício hídrico, melhore a produção dos alimentos, uma dieta mais saudável e o mais importante:a melhora da nossa educação, pois temos que buscar a informação de quanto custa nos alimentar e o quanto isso representa em gasto de água ao longo de um único dia.

Existe um conceito chamado “Pegada Hídrica”, criação do Prof.Arjen Hoekstra, um indicador da quantidade gasta na fabricação de produtos, mas não somente o nosso gasto direto, e sim, o gasto indireto, por exemplo: quando compramos uma roupa, uma fruta, um alimento processado, etc.
  • 1 xícara de café - 140 litros de água
  • 1 hambúrger – 2.400 litros de água
  • 1 camiseta de algodão – 2.700 litros de água
Que esse dia sirva para uma retomada de nossa maior conscientização. Já passou da hora de preservarmos o nosso presente e o futuro dos nossos próximos.A nossa bela cidade, Foz do Iguaçu , que é um local privilegiado de infinitas e belas cataratas agradece e muito a celebração ao dia da água.

Nós <3 Foz.
Nós <3 a água do nosso planeta.


Dicas de links :

Site Águas de Março .


Site oficial que celebra o Dia Mundial da Água idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Dez filmes para você entender mais sobre meio ambiente.

“Water Foot Print”ou Pegada Hídrica .

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro.

Link bacana da " Bem-Estar " : revista da editora Abril.

Web Radio Água - "Somos um Portal Web pertencente ao Centro Internacional de Hidroinformática (CIH). Temos apoio do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da UNESCO e da ITAIPU Binacional.
Por meio da mediação pedagógica e aprendizagem colaborativa, nosso portal trabalha de forma colaborativa em diferentes linguagens midiáticas, com ênfase em arquivos de áudio, reunindo esforços e interatividade para gerir conhecimento educativo e fomentar a sociedade civil para a construção de cidadania e promoção da sustentabilidade na América Latina e Caribe."

Cultivando Água Boa - Um programa de Itaipu Binacional e parceiros para as gerações de hoje e do futuro.

Informação para um mundo sustentável : "Eco Desenvolvimento".

Rio +20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

A história da Água Engarrafada.


 Pegada Hídrica


Cultivando Água Boa

 WEB RÁDIO ÁGUA


Texto: Debora Teixeira
*Fotos: Debora Teixeira @debbora









Nenhum comentário:

Postar um comentário