Páginas

27.2.12

Conhecendo a Fronteira : a história do Tererê


O tererê - bebida de origem indígena -  faz  muito sucesso entre os brasileiros, principalmente em Foz do Iguaçu. Graças a fronteira com “nuestros hermanos” paraguaios, o hábito de tomar tererê  tem ganhado cada vez mais adeptos. A receita pode sofrer modificações: com suco, outros da forma tradicional, com água bem gelada e ervas medicinais.

CURIOSIDADE: No Paraguai, a bebida faz parte da cultura do povo, tanto que o “Dia Nacional do Tererê” é comemorado por lei no último sábado de fevereiro. A origem do tererê remonta a Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição. Uma volta rápida pelas ruas de Ciudad Del Este e você percebe a presença marcante da bebida, é quase parte do “figurino” dos paraguaios.



No Brasil, o tererê é bastante apreciado como forma de socialização entre amigos:

Basicamente, eu gosto de tererê por que é o que mais refresca a gente nesse calor "agradável" de Foz e também meio que costume, né? Todo mundo toma junto. Aquela pira da galera se reunir pra trocar idéia e tomar tererêRodrigo Maia.

Toda vez que eu tomo, eu me reúno com meus amigos, é sempre muito divertidoMikael Hart.

#FicaDica: Para refrescar o calor de Foz do Iguaçu, o tererê é uma boa pedida, principalmente se for compartilhado com amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário